Nove colégios estaduais participam do Sete de Setembro em Itabuna

Com a previsão de levar para a Avenida do Cinquentenário 780 estudantes, a 7ª Diretoria Regional de Educação (Direc-7) está ultimando os preparativos para assegurar a participação de nove escolas da Rede Pública Estadual de Ensino no Desfile Cívico do Sete de Setembro em Itabuna, cuja temática este ano está focada no centenário de nascimento de Vinícius de Moraes. A festa pelos 191 anos da Proclamação da Independência do Brasil acontece neste sábado (7), a partir das 8 horas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, no palanque oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan).

Organizado pela Secretaria Municipal da Educação, o Desfile Cívico contará ainda com a participação de 22 escolas municipais, uma escola da rede privada, instituições militares – Tiro de Guerra, Polícia Militar da Bahia, Colégio da Polícia Militar, Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, além da Trupe da Biblioteca Itinerante, dos Sítios de Integração da Fundação Marimbeta, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e entidades da sociedade civil organizada, a exemplo das lojas maçônicas, clubes de serviços e o movimento Bandeirantes.





Segundo a técnica-pedagoga da Direc 7, professora Jacira Oliveira Souza, responsável pela organização da participação dos colégios estaduais no Desfile Cívico, a Rede Estadual aderiu a proposta temática feita pela Secretaria da Educação – “Itabuna, Educando e Encantando com Vinícius de Moraes” – e levará à Avenida do Cinquentenário recortes das composições do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, cantor e compositor brasileiro, que se vivo estivesse completaria neste ano 100 anos de seu nascimento.

“Tudo será retratado por meio de painéis, faixas, pinturas, desenhos, música, dança e poesias. Para isto, buscamos introduzir nos projetos de leitura que estão sendo desenvolvidos nos colégios da Rede Estadual a obra literária de Vinícius para que os alunos pudessem se apropriar da temática proposta”, argumentou Jacira. Ela ressalta que cada colégio focará sua apresentação em um subtema voltados para os projetos estruturantes do Estado.

Até o momento, a Direc-7 já confirmou a participação dos seguintes colégios da Rede Estadual de Ensino no Desfile Cívico do Sete de Setembro em Itabuna: Félix Mendonça, Inácio Tosta Filho, Amélia Amado, Josué Brandão, Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), Ciso, Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep).





Deixe seu comentário